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Um guia de marketing digital para pequenos empresários

Para muitos proprietários de pequenas empresas, o termo ‘marketing digital’ pode muito bem significar um olhar desconfiado e/ou surpreso.

Para empresários que já têm um pequeno negócio estabelecido, ou mesmo para os que estão a iniciar um novo negócio, o marketing tradicional (offline), seja utilizando cartazes e outdoors, panfletos ou propaganda passa-a-palavra não tem segredos, mas quando se trata de promover o seu negócio online, esse sim, é um território inexplorado.

De forma a ajudar a perceber o que o marketing digital tem para oferecer, principalmente no sentido de promover o seu negócio no mundo digital, aqui fica um pequeno guia com as noções básicas de marketing digital:

1. SEO

O que é?

SEO significa “Search Engine Optimization”, e é uma estratégia de marketing que visa melhorar a visibilidade de um site através dos motores de busca de forma a trazer mais clientes interessados aos sites das empresas que fornecem serviços.

Por que é importante

Numa palavra, Google.

Quantas vezes recorre a um motor de busca quando precisa de alguma informação ou serviço?

Ter uma forte presença no SERPs (páginas de resultados de pesquisas) vai melhorar a sua visibilidade da marca e aumentar a quantidade de tráfego que visita o seu site, o que contribui para mais negócio!

Como utilizar/implementar

Há uma série de táticas relativas ao SEO que podem ser utilizadas para ajudar a melhorar a visibilidade de um site, incluindo a otimização para determinadas palavras-chave e otimização onpage do website em questão.

No entanto, os motores de busca também tem diretrizes rígidas, para as quais é necessário ter cuidado para não ser banido dos resultados de pesquisas. Ou seja, é provável que precise de um consultor SEO para ajudar com todos estes aspectos técnicos.

2. PPC

O que é?

PPC significa Pay-Per-Click, e é a forma de publicidade paga do marketing digital. É uma forma (paga) de um site ser apresentado no topo dos SERPs. É também a razão pela qual poderá ver imagens publicitárias de determinados sites ou produtos noutras páginas que visitar.

Por que é importante

Muitos usuários instintivamente clicam nos links pagos no topo do Google. O PPC é também uma excelente ferramenta de publicidade, porque se podem definir orçamentos e monitorizar os resultados através de conversões, analisando a quantidade de utilizadores a clicar no anúncio, e o valor que custa (por clique) para levá-los ao seu site.

Como utilizar/implementar

Qualquer pessoa pode criar a sua própria conta Google Adwords e seguir as instruções para criar uma campanha de publicidade, mas se esta conta não for corretamente otimizada, pode rapidamente gastar-se muito dinheiro sem ver retorno.

Para uma campanha de PPC eficaz, é preciso ter uma lista de palavras-chave altamente segmentada e excelentes páginas de destino e/ou de captura no site.

3. Social Media

O que é?

É o termo abrangentemente usado para nos referir as diferentes redes digitais que as pessoas usam para interagir, compartilhar experiências, e socializar. Embora existam dezenas de canais de mídia social, os grandes são:

Facebook
Twitter
Instagram
LinkedIn
Pinterest

Por que é importante

Os Social Media estão em toda a parte, e são um influenciador chave nas vidas dos seus clientes. É dificil hoje em dia encontrar uma marca ou empresa que não esteja presente em algum canal de mídia social.

E se você ainda não estiver, definitivamente deveria estar.

É o lugar para “humanizar” o seu negócio e interagir com potenciais clientes num nível mais pessoal.

Como utilizar/implementar

Deve-se publicar regularmente conteúdo relevante para o público alvo. Deve ser contéudo útil e envolvente e, mais uma vez, deve-se tentar fazê-lo frequentemente. Não se esqueça que nas redes sociais a interação é rápida e os utilizadores vão estar à espera de respostas a todas as perguntas ou comentários dentro de um curto espaço de tempo.

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